Investimentos: vale a pena aplicar dinheiro no C6 Bank?

Atualizado em 10 de ago de 2022
Publicidade

Se você procura por uma conta digital para aplicar seu dinheiro, e tem dúvidas se o C6 Bank é uma boa opção, saiba que a resposta vai depender do tipo de investimento escolhido.

Publicidade Publicidade

A C6 Bank, diferentemente de várias outras contas digitais, não possui aplicação do saldo automática. Porém, a conta oferece diversos tipos de ativos, tanto em renda variável quanto em renda fixa com liquidez diária. Essa última significa que você consegue sacar o montante investido a qualquer hora.

De modo geral, as opções de rendimento disponíveis na conta da C6 rendem mais do que a poupança, mesmo após os descontos de IOF e IR. 

O cliente consegue fazer as aplicações dentro do próprio aplicativo, de forma totalmente online. Confira as opções.

Publicidade Publicidade

Investimentos em  Renda Fixa no C6 Bank

O tipo de investimento mais comum em renda fixa é o CDB. A opção recebe a cobertura do FGC, um seguro de investimentos que aumenta a segurança da aplicação.

O valor mínimo para a aplicação é de R$20, uma opção interessante para quem está começando a investir agora. 

Além disso, outra característica do CDB da C6 Bank, é a opção de aplicação em liquidez diária rendendo a 101% do CDI, com resgate diário. Também existem outras alternativas de investimento, com vencimento até mesmo em 7 anos, tanto com CDB pré-fixado quanto posfixado. Basta checar qual é mais atrativo para você.

Publicidade Publicidade

Investimentos em Renda Variável no C6 Bank

Também há opções de aplicações em renda variável, como BRB, Fundos de Investimentos Imobiliários e ETFs para quem possui um perfil de investidor mais diversificado. Na conta da C6, você conta com acesso a várias opções da categoria sem taxas de corretagem e de custódia.

Sobre o CDB

O CDB consiste em um tipo de investimento que as instituições financeiras emitem. É possível que qualquer investidor tenha um CDB dentro da sua carteira de aplicações. 

O investimento é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), com cobertura de até R$250 mil por CPF ou CNPJ, o que torna a  aplicação mais segura.

Os CDBs oferecidos por instituições de porte menor possuem uma taxa de rentabilidade ligeiramente maior. Além disso, os prazos de vencimento mais longos para resgate também costumam ter uma rentabilidade mais interessante para o investidor.

O CDB é dividido de acordo com a sua rentabilidade: prefixados, pós-fixados e híbridos.

Antes de escolher qual modalidade aplicar seu dinheiro, vale a pena conhecer os detalhes de cada uma das alternativas e ver qual combina mais com o seu perfil de investidor.

Títulos prefixados

Na rentabilidade prefixada, a remuneração é fixa. Ela se mantém assim, mesmo com as mudanças que costumam ocorrer no mercado.

Isso significa que, quando você adquirir um título prefixado, você vai saber exatamente quanto ele irá render até a data de vencimento.

Títulos pós-fixados

No CDB com rentabilidade pós-fixada, a rentabilidade está ligada a um indexador da economia. Nessa opção – que atualmente é uma das mais populares do CDB -, o emissor paga um percentual do índice de referência, 102% do CDI, por exemplo.

Mas diferente dos títulos prefixados, em que você sabe o quanto ele irá valorizar, o título pós-fixado tem esses indexadores variando com o passar do tempo. Por isso, os CDBs dessa modalidade também podem sofrer oscilações até o prazo do seu resgate terminar.

Títulos híbridos

A opção híbrida do CDB é a menos comum do mercado. Sua taxa de rentabilidade é mista, contendo tanto a parte fixa quanto a variável.

Supondo que você tenha uma aplicação com rendimento de 3,0% + IPCA, nesse caso, haverá o rendimento desses 3,0% fixos + a oscilação do IPCA.

Então, quando o IPCA subir, os seus rendimentos híbridos também subiram e vice-versa. 

Vale a pena fazer investimentos no C6 Bank?

Para iniciantes, que ainda não conhecem como funcionam os investimentos, talvez o C6 Bank pareça um mundo novo, por conta do investimento não ser automático como muitos apps de bancos digitais fornecem. Ou seja, você precisa ter alguns conhecimentos sobre investimentos antes de começar a aplicar seu dinheiro e não ter nenhum problema.

Mas, para quem já tem uma carga de experiência com investimentos, e procura por uma conta que conte com um espaço exclusivo para investimentos, o C6 é uma excelente alternativa.

Bety