O score de crédito alto facilita na aprovação de empréstimos e acesso ao cartão de crédito. Confira 6 dicas para aumentá-lo rapidamente.
Você provavelmente sabe o quanto uma baixa pontuação no score pode prejudicar sua vida financeira, principalmente quando você mais precisa de acesso ao crédito para reorganizar suas finanças.
Se você está tentando a aprovação de um cartão de crédito ou de um empréstimo, mas só recebe “nãos” como resposta, o problema pode estar justamente no Score de Crédito baixo.
A pontuação na plataforma está diretamente relacionada com a aprovação e liberação das principais formas de crédito oferecidas no mercado financeiro, incluindo as taxas de juros aplicadas no empréstimo.
Então, o que fazer para ter um score maior e conseguir mais opções atrativas com os bancos? Explicamos tudo isso para você e mais neste post. Confira!
Como funciona o Score de Crédito?
Os birôs de crédito, como o SPC e o Serasa Experian, são empresas que acompanham os hábitos de consumo e de pagamento de cada CPF, classificando-a em uma pontuação que vai de zero a mil, de acordo com suas práticas.
A partir dessas análises é que a pontuação é estabelecida, podendo variar segundo suas movimentações financeiras, como a quantidade de solicitações crédito realizadas em determinado período, comportamento de pagamento (paga as contas em dia) e a situação do CPF.
O score possui uma escala que vai até 1.000, onde são classificadas em:
- De 0 a 200: risco muito alto de inadimplência;
- De 201 a 400: alto risco de inadimplência;
- De 401 a 700: médio risco de inadimplência;
- De 701 a 900: baixo risco de inadimplência;
- De 901 a 1000: risco muito baixo de inadimplência.
Várias práticas fazem o score descer, mesmo que você não tenha dívidas em seu nome. O atraso de pagamentos, por exemplo, faz com que a sua pontuação seja impactada negativamente.
Outra ação que diminui o score é fazer várias solicitações de crédito em diversas instituições, esperando que uma delas vá aprová-la. Esse hábito mostra a ferramenta que você está “desesperado” por dinheiro, fazendo com que seu perfil seja visto como negativo.
6 dicas para aumentar seu Score de Crédito
1. Mantenha seu nome ativo
A primeira dica para subir a sua pontuação no score é manter o seu nome ativo para que você possua um histórico de compras e pagamentos. Mas o que isso quer dizer?
Quando você não possui contas em seu nome, a ferramenta não consegue mapear seu comportamento financeiro e nem dar uma nota ao que não existe. Por isso seja reconhecido como cidadão colocando contas em seu nome, como internet, água, energia elétrica, plano de saúde, etc.
2. Não faça solicitações sem necessidade
Se você não precisa de um empréstimo, então não há motivos para fazer solicitações – nem mesmo apenas como simulação – só para saber se seria aprovado ou não.
Muitas pessoas têm o costume de solicitar crédito apenas para saber se teriam aprovação, ou para saber se o seu nome está limpo, porém essa atitude impacta negativamente na pontuação do score.
Caso a sua dúvida seja descobrir a condição do seu CPF, basta entrar no site dos birôs de crédito, como do Serasa Consumidor ou SPC Brasil, e realizar a consulta para verificar o status do seu CPF.
3. Pague suas contas em dia
Evite deixar suas contas atrasadas se quiser aumentar sua pontuação. Quando deixadas para pagar após o vencimento, isso consta no sistema e prejudica o seu score.
4. Mantenha o Cadastro Positivo ativo
O Cadastro Positivo é uma ferramenta criada pelo Serasa para acelerar a concessão de crédito, pois ele monta o seu histórico de comportamento de crédito, reunindo informações como quitação de contas e dívidas em aberto.
Mantenha o cadastro ativo e tenha o hábito de ser pontual nos seus pagamentos.
5. Quite ou renegocie suas dívidas
Dívidas em aberto devem ser limpadas do seu nome, caso você queira aumentar o seu score. Faça isso pagando-as ou negociando-as com o seu credor.
6. Use seu cartão de crédito
Outra forma de manter o seu histórico de comportamento financeiro ativo é utilizando o seu cartão de crédito como forma de movimentação financeira. Quanto mais contas em seu nome e mais movimentações, mais sua pontuação subirá – claro, desde que todas as faturas sejam pagas antes do vencimento.
Resumindo as dicas de como aumentar seu score de crédito, você deve manter o seu nome ativo, evitar fazer solicitações de crédito sem necessidade, manter seus pagamentos em dia, limpar o seu nome e optar pelo uso do cartão de crédito no seu dia a dia. Com essas ações em prática, você conseguirá ter um score alto em pouco tempo.